Alternativo Headline Animator

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FLAGRAS DE MSN

As atualizações de hoje estão fora de ordem por culpa de vocês mesmos. Ontem uma pequena brincadeira entre este Jacaré que vos escreve + Caio Novaes do www.brogui.com + o repórter da MTV Elcio Coronatowww.coronato.com.br = dormir às 7:30 da manhã.

O motivo? Um site que deixa várias pessoas conversarem ao mesmo tempo… PELA WEB CAM!

Teve gente da Califórnia participando da zona toda, além do jovem Joseph Climber e no final da madrugada um fatídico Jogo da Verdade com pagamento de prendas (ui!). A prova está aqui.

E agora, vamos aos Flagras de Msn.

***

Pior que fazer papel de mensageiro pelo MSN é ter que ler isso.

“Ler” é modo de dizer, né? Isso aí nem o Joel Santana traduz.

***

Mulheres e seus dramas femininos.

Estrela = senso de putaria nível 3.

***

Algumas “cantadas” só funcionam pelo msn.

Ou melhor, nem pelo msn.

***

Dicas sobre o namoro:

Não?

***

Tudo depende de um “ponto de vista”.

Taí uma boa resposta!

***

Há um momento na vida do bêbado que ele aprende, na pele, o famoso dito popular.

Da série: “Fiz pornô e continuo virgem”.

***

Nem sempre é fácil começar uma conquista pelo MSN.

Segundo Freud, ser estranho é ser normal. Coitado.

***

Algumas piadas sobre o Rei do Pop já se tornaram “Domínio Público”.

PROMOÇÃO: Compre uma passagem na Air France e veja o show do Michael Jackson “Ao Vivo”. Rá!

***

Tá se achando o máximo? O galã? O rei da pegação?

É, amigo. O mundo é cruel com os apaixonados.

***

Algumas pessoas são simplesmente irresistíveis na cama.

Eu sou um deles.

***

Semana que vem tem mais : )

Read more...

Flamengo apresenta o seu novo uniforme

Achei no Pontapé. Ótimo blog pra quem leva o humor na esportiva.

Read more...

É pica no Varzim!

Isso é que é reforço! O renomado clube português Varzim resolveu botar o pau na mesa e vem para o campeonato luso com uma contratação que promete não dar moleza e entrar com bola e tudo.
Ao que tudo indica, esse ano é Pica na cabeça! Será?

Read more...

THE KING IS DEAD (8)

Como hoje é o dead line (rá!) para as piadas com a ‘passagem’ do Rei do Pop, o objetivo deste singelo blog de humor é fechar essa sessão com chave de ouro e no número 10.

Ainda temos o dia todo para publicarmos mais duas últimas “piadas”.

Não sei você, mas se acontecesse comigo eu me mijaria todo.

E, quem sabe, um leve peso na cueca também.

Read more...

Ao pé da letra


Read more...

Gato desaparecido é encontrado a 3,8 mil km de casa

Animal havia sumido três anos antes de ilha australiana e acabou no nordeste do país.

O gato Clyde, que estava desaparecido havia três anos de sua casa, na ilha australiana da Tasmânia, finalmente reapareceu, a 3,8 mil quilômetros de distância, em Queensland.


A dona já haviam perdido as esperanças de reencontrá-lo quando foi contactada por uma veterinária, que havia descoberto que o gato tinha um microchip com informações sobre ela.


Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu com Clyde e como ele foi parar em Queensland. A única informação confirmada é que lá ele foi acolhido por uma enfermeira, que cuidou dele por um ano.


"Não sabemos como ele chegou lá, mas sabemos que ela é enfermeira e mora ao lado de um estacionamento de trailers, então pensamos se ele não foi levado por alguém que estava viajando e acabou entrando na casa da enfermeira, e seguindo ela para o hospital, até que ela decidiu dar comida para ele e levá-lo para casa. Ela cuidou dele muito bem", disse a dona do felino, Katrina Phillips.


Mas a enfermeira teve que se mudar e acabou levando Clyde para uma veterinária, que descobriu que ele tinha um microchip. Depois de checar a identidade do gato, ela localizou a dona na Tasmânia.


Katrina Phillips e a filha, Ashleigh Sullivan, não conseguiram conter a emoção quando se reencontraram com Clyde nesta quarta-feira. Elas dizem que ele foi muito bem tratado e está até um pouco acima do peso.


Read more...

Garoto de 12 anos passa nove dias perdido em mata no PR

Deficiente intelectual, ele se perdeu quando ajudava o pai a cortar lenha.
Menino foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros e não estava ferido.

Do G1, em São Paulo



Foto: Divulgação/SESP PR

Garoto perdido em mata no PR foi resgatado de helicóptero

Um garoto de 12 anos que estava desaparecido desde quinta-feira (10) da semana passada foi resgatado na manhã desta sexta-feira (18) na mata da zona rural de Curitiba. O menino, que tem deficiência intelectual, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros a quatro quilômetros de sua casa.


Os bombeiros encontraram o garoto consciente e sem ferimentos. Ele foi levado de helicóptero para um hospital em Campina Grande do Sul e foi diagnosticado com quadro de desnutrição.

As investigações revelaram que o pai estava com o menino na tarde do dia 10 em uma área de vegetação fechada, que fica a 150 metros da casa da família. Eles estariam buscando lenha. O pai pediu para que o garoto chamasse a mãe para ajudar. Depois disso ele não foi mais visto.


O delegado que investiga o caso do desaparecimento, Adilson Ricardo da Silva, disse que o pai pode responder por abandono de incapaz. “Conversamos com o pai, a mãe e um irmão do menino e o que pudemos constatar foi que houve uma falha do pai do garoto. O pai foi, no mínimo, negligente e poderá responder por abandono de incapaz”, disse.


A polícia pediu exames médicos ao Instituto Médico Legal para investigar se o menino foi vítima de agressão. Quando ele se recuperar, a polícia vai querer ouvi-lo para poder encerrar o caso.

Read more...

Britânicos acreditam ver monstro do Lago Ness em imagem de satélite

Nessie é descrito como um plesiossauro, réptil marinho extinto.
Reprodução do Google Earth foi publicada em jornais da Inglaterra.
Foto: Reprodução/Daily Mail

Mancha branca tem o mesmo formato de Nessie.

Um dos maiores mistérios da Escócia voltou a ser notícia nesta quarta-feira (26) nos jornais britânicos depois que um internauta disse ter visto o monstro do Lago Ness em uma imagem de satélite disponível no Google Earth.

Faça parte da comunidade do Planeta Bizarro no Orkut

O monstro Nessie é descrito como um plesiossauro, um réptil marinho com quatro nadadeiras e uma cauda longa, extinto há milhões de anos. A reprodução que mostra uma mancha branca com o mesmo formato da criatura na água foi divulgada em veículos como "The Sun" e "Daily Mail".

"Eu não acreditei. Ele é justamente como nas descrições do Nessie", disse o segurança Jason Cooke, que fez a reprodução da imagem. Adrian Shine, um pesquisador do projeto Lago Ness, disse que a imagem é "realmente intrigante" e que merece estudo.

Para ver a imagem do "monstro do lago", basta colocar no Google Earth as coordenadas 57°12'52.13"N (latitude) e 4°34'14.16"W (longitude).

Read more...

Criatura estranha intriga funcionários de lago na Flórida

Don Serrano e Greg Reynolds disseram não saber o que é.
Eles batizaram a criatura desconhecida de 'monstro de lama'.

Uma criatura estranha que foi vista em um lago em West Palm Beach, no estado da Flórida (EUA), tem

intrigado os guardas do local. Eles acreditam que há algo escondido nas águas do lago, segundo reportagem da emissora "WPTV".

Foto: Reprodução/WPTV

Criatura estranha tem intrigado os guardas de um lago em West Palm Beach. (Foto: Reprodução/WPTV)

Greg Reynolds contou que foi primeira vez que viu a criatura desconhecida. "Eu gritei alto e disse: 'O que é isso'? Nós o seguimos e começamos filmar", afirmou Reynolds, que estava acompanhado do colega Don Serrano.

Quando eles se aproximaram da criatura, ela mergulhou. "Eu não tenho nenhuma ideia, mas que era alguma coisa isso é certo", disse Serrano. Enquanto não sabem o que é, eles batizaram a criatura de "monstro de lama".

Read more...

Suposto 'chupacabra' chama atenção em cidade do Texas


Ampliar FotoFoto: Reprodução/CNN

Animal sem pelo parecido com um coiote chamou atenção em Blanco, no estado do Texas.

O dono de uma escola de taxidermia em Blanco, no estado do Texas (EUA), tem recebido mais atenção do que gostaria a respeito da identidade do corpo de um animal sem pelo parecido com um coiote que lhe foi entregue, segundo reportagem da emissora 'CNN'.

"Eu não sei o que é, mas sei que tenho um animal estranho", disse Jerry Ayer nesta quinta-feira (3).

Ele disse que a notícia da presença desse animal desconhecido -- na região, são frequentes os boatos sobre chupacabras ou criaturas místicas -- se espalhou rapidamente. Logo, a imprensa local, nacional e internacional registrou imagens do que ele diz que pode ser um coiote geneticamente defeituoso.

"Eu não acredito em chupacabra", afirmou Ayer.

A criatura foi encontrada em um celeiro e teria morrido por causa dos venenos deixados para roedores.

Ele disse ainda que uma universidade pegou amostras de tecidos do animal para determinar exatamente o que é. "Ele provavelmente vai acabar em um museu", disse.

Read more...

Joven enfrentam Uma Estranha Criatura

'Ele agarrou minha perna', conta jovem que encontrou ser estranho no Panamá

'ET' foi morto por adolescentes entre 14 e 16 anos em Cerro Azul.
Pesquisadores investigam criatura, não catalogada como animal.

Foto: Reprodução/Canal 13/Telemetro.com

Jovens narram encontro com 'Gollum' no Panamá: 'ele agarrou minha perna', conta uma das testemunhas.

Os adolescentes panamenhos queteriam encontrado e matado uma criatura estranha em Cerro Azul, no Panamá, relataram a um canal de televisão local como foi o contato com o bicho.

O ser não identificado é apontado como extraterrestre, mas pode ser apenas um animal ainda não catalogado pelos biólogos ou com problemas de formação.

"Ele agarrou minha perna", conta um dos cinco adolescentes, que estavam em torno do lago, no sábado (12), quando viram uma criatura bizarra saindo de uma gruta.

Assustados com sua aparência e com medo de serem atacados, os jovens atiraram pedras até matá-la e a jogaram na água. "Ficamos muito assustados", explica outro garoto. "Não sabíamos o que fazer, e acabamos nos apavorando", diz.

A notícia logo se espalhou pela cidade. Retirada do lago, a criatura foi apontada como um "ET" por moradores da região e pela imprensa local.Outros a descreveram como o personagem "Gollum", da trilogia "O senhor dos anéis".

Ouvido pela rede de jornalismo Telemetro, o especialista em vida silvestre do órgão nacional de meio ambiente Melquiades Ramos disse que o caso está sendo investigado e que as características da criatura são "muito peculiares".

Nesta terça-feira (15), foi encontrado no local um animal sem cabeça, que seria um bicho-preguiça. Ainda não se sabe se há alguma relação com o caso do ser encontrado no fim de semana.

Read more...

Os segredos do YouTube

site_youtube.jpg image by tudonossocom



O JG conversou com os criadores do YouTube. Eles contaram como venderam o site, um dos maiores fenômenos da internet, para o Google por mais de um bilhão de dólares.

A idéia atrás de um dos sites mais populares do mundo era dar a milhões de pessoas a possibilidade de ver vídeos produzidos por outras milhões de pessoas. Idéia acolhida com entusiasmo, mas que nunca deu lucro. Mesmo assim, ela foi vendida por 1,6 bilhão de dólares, fazendo de seus dois jovens criadores milionários da noite para o dia.

Se você pensa que já viu de tudo nessa vida, veja o YouTube. E não só porque dez novas horas de vídeos são acrescentadas diariamente, desafiando a racionalidade humana. Se você procura algo ainda mais incrível, não pare nos vídeos, clique na história do próprio YouTube.

O site criado pelos risonhos Steve Chen e Chad Hurley é a prova de que nem toda a matemática seria capaz de explicar o mundo dos negócios do século XXI. Aliás, os fundadores do YouTube poderiam escrever um livro com o título."Como arrancar mais de um bilhão de dólares do Google com um produto que não dá lucro".

Na entrevista exclusiva ao Jornal da Globo, os fundadores do site contaram que pretendem desenvolver novas ferramentas, novas tecnologias para expandir o alcance do YouTube.

Mas não demonstraram a menor preocupação com dinheiro. "Nós sentimos bem, porque ainda estamos nos divertindo", diz Chad.

Quem falou do assunto a sério foi o presidente do Google, numa outra entrevista exclusiva ao Jornal da Globo. A empresa que comprou o YouTube há quase dois anos ainda estuda uma forma de ganhar dinheiro com ele. "Por enquanto ainda não estamos ganhando nada, muito pouco", conta o presidente do Google, Eric Schmidt.

E quando questionado se ele pretende manter o YouTube, mesmo que nunca dê lucro. "Claro, o YouTube tem milhões de usuários", diz.

O YouTube acaba de se mudar para um prédio enorme e envidraçado. Bem mais amplo e luxuoso do que a sede anterior. Imensamente maior do que o pequeno escritório em cima de uma pizzaria onde eles trabalharam por pouco mais de um ano entre a criação do site e a venda para o Google.

Agora, quando visitamos o site, em San Bruno, a quinze minutos de São Francisco, Steve e Chad estavam orgulhosos das novas instalações. Fizeram questão de saber se tínhamos gostado e se aquele era um bom cenário para nossa entrevista. E em meia hora de conversa, revelaram os bastidores da negociação que deu início a uma nova era de fusões e aquisições na internet. "Foi uma decisão difícil pra nós", diz Chad.

"Tudo aconteceu muito rápido, nunca quisemos vender, mas precisávamos conseguir mais dinheiro, mais equipamentos para armazenar os vídeos, precisávamos de mais funcionários. Éramos apenas dezesseis e tínhamos que contratar bons cérebros de forma rápida para manter o ritmo de crescimento da empresa", lembra Chad.

Quando acertaram a venda, Steve e Chad foram para um restaurante perto do escritório, passaram boas horas comemorando a espera do fechamento do mercado financeiro. Na hora marcada, gravaram um vídeo anunciando ao mundo que eles já não eram mais os donos do site que mudou a história da internet.

Já houve quem dissesse que o YouTube era a nova televisão. Mas aos poucos foi ficando claro que a vocação do site eram os vídeos caseiros, o imediatismo e aquilo que por uma razão ou por outra, não aparece na televisão.

Na empresa que venderam a preço de ouro, ocupam cargos executivos. Um é o presidente. O outro, uma espécie de vice, super poderoso. E os dois se divertem com a fama e a fortuna que guardaram no bolso.

Steve tem todo jeito de americano, passou a infância nos Estados Unidos, mas nasceu no Oriente. "Eu fico envergonhado quando vou a Taiwan. As pessoas me tratam como se eu fosse um herói. É uma sensação estranha andar pelas ruas e todo mundo apontar pra você", conta.

Steve acha que o site que ele inventou pode ajudar a diminuir conflitos, como a complicada questão política entre Taiwan e a China. "Muitos problemas provavelmente são causados porque não existem canais de comunicação nesses lugares. O YouTube oferece uma forma de as pessoas, pela primeira vez, mandarem mensagens para fora de lá. Se você pensar direito, sem o YouTube, como eles vão dizer o que pensam?", acredita.

Agora que eles deram sua pequena contribuição para mudar o mundo e embolsaram algumas centenas de milhões de dólares, será que não estão pensando em aposentadoria? “Ah, não. Ainda não está na hora”, diz Chad.

Read more...

Segredos da NASA




O ex-gerente de Dados e do Departamento de Controle de Fotografia do Laboratório Receptor Lunar da Nasa durante o Programa Lunar tripulado Apollo, Ken Johnston, liberou totalmente várias declarações sensacionais nos EUA. O especialista disse que os astronautas norte-americanos acharam ruínas antigas de origem artificial e uma tecnologia previamente desconhecida para controlar a gravitação quando a missão pousou na Lua. Os astronautas tiraram fotos dos objetos que eles acharam, mas a NASA ordenou que Johnston destruísse as imagens. Johnston não seguiu a ordem. Ele disse que o governo norte-americano estava mantendo esta informação um segredo durante 40 anos.
As alegações assustadoras de Johnston sobre a missão Apollo apareceram recentemente em um novo livro chamado "Dark Mission: the Secret History of NASA", (A Missão Escura: a História Secreta da NASA) de co-autoria com o consultor da NASA e Conselheiro científico da CBS, Richard C. Hoagland e Mike Bara, um consultor de engenharia aeroespacial. De acordo com Kay Ferrari, Diretor da JPL do Programa SSA (em um telefonema para Johnston semana passada), foi Johnston que era citado como crítico da NASA no livro novo de Hoagland, "Dark Mission" (Missão Escura), isso a incitou pedir a resignação de Johnston do Programa SSA. Quando Johnston se recusou, citando primeiro as proteções da Emenda de liberdade de expressão a disposição de todos os empregados da NASA, até mesmo aos que pertencem a JPL, Ferrari decidiu removê-lo arbitrariamente do Programa SSA esta semana sem uma real causa aparente.
As fotos de baixa qualidade que estão no livro mostram ruínas de edifícios, uma enorme cúpula como se fossem objetos feitos de vidro, torres de pedra e castelos pendurados no ar.
"Não tenho nada que perder. Briguei com a NASA e fui despedido", Ken Johnston disse.
Realmente, a NASA acredita que as alegações sobre a civilização antiga achada na Lua não são sérias. Os autores do livro controverso também dizem que o presidente John F. Kennedy que lançou a corrida lunar com a União soviética realmente pretendia compartilhar tecnologias extraterrestres com Moscou. Fazendo um discurso nas Organizações das Nações Unidas em setembro de 1963, Kennedy ofereceu supostamente para a URSS para organizar uma missão em conjunto à Lua.
Richard Hoagland acredita que o interesse de Washington na exploração de Lua que apareceu de repente depois de 30 anos de silêncio está baseado nos achados lunares que o governo norte-americano tem mantido em segredo durante 40 anos. Rússia, China, Japão e até mesmo a Índia anunciaram publicamente os seus planos para trabalhar na exploração da Lua. O EUA, Hoagland disse, quer ser neste momento o primeiro.
Em dezembro a NASA anunciou planos para construir para uma base internacional em um dos pólos da Lua. A base será terminada antes de 2024. O fabricante de foguete de lançamento da Rússia, Energia, tem um programa mais ambicioso: construir uma base tripulada permanente na Lua antes de 2015.
A Rússia diz que a base será construída para desenvolver a produção industrial de hélio-3. Especialistas norte-americanos preferem não dizer nada específico sobre assunto. Para coroar tudo isso, a China lançou seu primeiro satélite à Lua no dia 24 de outubro. A China também pretende lançar uma base lunar e uma sonda espacial não tripulada à Lua antes de 2010.
Isótopo não radioativo do hélio, o hélio-3, é um combustível poderoso para a síntese nuclear. Só seis toneladas deste combustível proveriam energia suficiente para abastecer um grande país europeu durante um ano. A qualidade do gás (produção livre de poluição e rendimento muito alto) faz com que muitos países tratem esta perspectiva com a maior seriedade possível. A Alemanha, Índia e China conduzem vários trabalhos de pesquisa para desenvolver métodos de extração de hélio-3.
Hoagland e Johnston também pretendem provar que a NASA age virtualmente como outro departamento de defesa dos Estados Unidos, intitulado para classificar importantes informações técnicas e científicas sem o controle do congresso americano.
Hoagland disse que os astronautas americanos poderiam entregar amostras de tecnologias extraterrestres secretamente da Lua para a Terra. As tecnologias, o cientista diz, empurre todas as nações líderes do mundo para uma nova corrida lunar. "Ao contrário da corrida espacial anterior entre a URSS e o EUA, esta nova determinará a vida de todo ser humano na Terra", disse Hoagland.
Hoagland e Johnston acham que os EUA intensificarão deliberadamente os lançamentos do ônibus espacial para fechar o programa à frente cronograma inicial que utilizará uma nova espaçonave Contellation, que permitirá os EUA pousar novamente na Lua.
Richard Hoagland diz que a NASA esconde vários outros segredos, inclusive a descoberta de micróbios na superfície de Marte. A descoberta foi feita supostamente através da sonda espacial não tripulada Viking em 1976.

Read more...

As poderosas da terra




Os formigueiros reproduzem a sociedade ideal: organizada, limpa e eficiente




Uma sociedade extremamente organizada, que não possui nenhum tipo de liderança. Parece impossível? Não no mundo das formigas. Pertencentes ao grupo de insetos sociais, elas vivem em colônias. Dentro do ninho, as tarefas são divididas entre as castas e cada uma cumpre seu papel.

A maioria das formigas em uma colônia é formada por fêmeas, reprodutoras (rainhas) e não reprodutoras (operárias). Essas últimas fazem o trabalho pesado: constroem o ninho, coletam comida e água, limpam, alimentam machos, larvas, e em alguns casos a rainha, e protegem o formigueiro. Em certas espécies, as soldados diferem-se das operárias comuns por terem partes do corpo maiores, principalmente cabeça e mandíbulas.

Uma colônia pode ter apenas uma ou várias rainhas. Em casos mais raros, não há nenhuma. A operária com maior porte físico e pré-disposição hormonal desenvolve um aparelho reprodutor e assume o posto.

É durante a revoada, geralmente na primavera, que rainhas virgens e machos voam do ninho para acasalar. Após o coito, ambos perdem as asas e retornam ao solo, onde a fêmea cava um buraco para iniciar a criação de sua própria colônia.

As formigas cortadeiras (coletoras de folhas) carregam dentro da boca um pedaço de fungo, tirado de sua colônia de origem. Ele dará início a um cultivo que será a refeição principal das formigas. Outros gêneros podem comer vegetais, grãos e alimentos diversos, como carnes e doces, e até outros insetos.

Nas espécies nas quais não ocorre revoada, uma das rainhas abandona seu formigueiro acompanhada de algumas operárias para fundar uma nova colônia.

Apesar de causarem estragos em plantações, residências e hospitais, podendo até colaborar com infecções, as formigas são muito úteis para a fertilização do solo, pela renovação do substrato orgânico e controle de outras pragas (pelas carnívoras).

Porém, as formigas só agem como pragas em ambientes alterados pelo homem, pois em áreas naturais fazem parte do equilíbrio ecológico.

Existem 9.536 espécies de formigas catalogadas no mundo, mas estima-se que a quantidade real seja cerca de 18.000. Só no Brasil são mais de 2.000 conhecidas.

QUENQUÉNSFANTASMA
Nome científico: Acromyrmex sp.
Origem: América do Sul.
Localização atual: Do sul dos Estados Unidos até o centro da Argentina, com exceção do Chile.
Morfologia: Medem cerca de 8 mm, alguns indivíduos têm mandíbulas muito grandes. Sua coloração varia de castanho-claro até negro.
Ninho: Colônias pequenas, apresentando apenas uma ou poucas panelas.
Alimentação: Alimenta-se de um fungo que cultiva e parte da seiva de plantas.
Nome científico: Tapinoma melanocephalum.
Origem: África ou Oriente.
Localização atual: Brasil, Venezuela, Flórida (EUA) e Costa Rica.
Morfologia: Variam entre 1,3 e 1,5 mm, com cabeça e tórax escuros e abdome e pernas claros.
Ninho: Fica atrás de azulejos, rodapés, batentes de portas, madeiras e árvores. Contém dezenas de rainhas e milhares de operárias e crias.
Alimentação: Todos os tipos de alimentos, com preferência por doces.
SAÚVA-LIMÃOLOUCA
Nome científico: Atta sexsdens.
Origem: América do Sul.
Localização atual: Da América Central até Sul do Brasil, Uruguai e parte da Argentina.
Morfologia: Medem de 1,5 a 25 mm, têm coloração avermelhada e abdome pronunciado.
Ninho: É subterrâneo, com túneis e câmaras interligadas. Um ninho maduro vai de 80 cm a cerca de 4 m de profundidade.
Alimentação: Fungo cultivado e parte da seiva de plantas.
Nome científico: Paratrechina longicornis.
Origem: África ou Ásia.
Localização atual: Regiões tropicais.
Morfologia: Com cerca de 3,5 mm, são escuras e possuem pernas longas e finas. O escapo (segmento da antena mais próximo à cabeça) é extremamente longo.
Ninho: Atrás de pedras, em calçadas, telhados, madeiras e fendas entre paredes.
Alimentação: Carnes, doces, frutas, verduras e até refrigerantes.

Conhecendo de perto
Zoológico de São Paulo tem colônia de saúva-limão

São três andares formados por potes e tubos de vidro interligados, expondo o ninho desses pequenos insetos. O formigueiro é apresentado aos visitantes na Casa do Sangue do Frio em seções diárias, onde uma gravação de 12 minutos oferece explicações sobre a biologia da saúva.

O Zoológico fica na Av. Miguel Stéfano, 4241, Água Funda. Consulte preços e horários pelo telefone (11) 5073-0811.

Cérebro
Com cerca de 500.000 neurônios, divide-se em três partes (protocérebro, deutocérebro e tritocérebro).
Garras
Cada perna possui um par de garras (tarsais), que permitem o deslocamento desses insetos em superfícies lisas ou inclinadas.
Mandíbulas
Localizadas na parte anterior da cabeça, têm como funções serrar, cortar, furar, segurar e esmagar alimentos, além de servir para defesa.
Pernas
Como todos os insetos, possuem três pares de pernas. Cada uma é dividida em cinco segmentos. Também são usadas para limpeza do corpo.
Papo
Primeiro estômago, armazena alimentos líquidos (ou a parte líquida da comida ingerida), regurgitados conforme a necessidade das larvas e da rainha.
Pedicelo ou cintura
Estreitamento entre o tórax e abdome. Diferencia as formigas dos outros insetos.
Exoesqueleto ou cutícula
Esqueleto externo e quitinoso que recobre o corpo e assegura a rigidez do adulto.
Glândula posfaríngea
Só ocorre nas formigas. Produz e armazena lipídios (gorduras), secretam enzimas digestoras, produzem feromônios e misturam os componentes que originam o odor da colônia (o reconhecimento colonial).
Coração
Vaso dorsal que distribui a hemilinfa ("sangue" dos insetos) da região posterior para a anterior, irrigando o cérebro.
Glândula de veneno
Em muitas espécies produz o ácido fórmico (daí o nome de formiga), mas na maioria fabrica um veneno com alcalóides e peptídios, que quando injetado pode irritar o local ou causar graves reações alérgicas. Tem efeito paralisante nas presas.
Glândula de Dufour ou básica
Secreta feromônios que orientam as formigas. Uma vez depositados no ambiente por um indivíduo, informam as companheiras sobre pistas, como fontes de alimentos.
Glande metapleural
Secreta substâncias anti-sépticas contra micróbios.
Estômago verdadeiro
Digere e absorve os alimentos.
Sistema nervoso
É composto pelo cérebro e gânglio subesofágico na cabeça e por três gânglios torácicos e gânglios abdominais no cordão nervoso ventral.
Ferrão
Arma de defesa usada para injetar veneno. Apenas algumas espécies a possuem.
Olhos
Dependendo da espécie, algumas formigas podem enxergar até muitas centenas de metros, enquanto outras são quase cegas.
Íleo (intestino delgado)
No íleo se abrem os túbulos de Malpighi (tubos verdes), que se ligam ao reto (bolsa rosa), formando o sistema de excreção.
Antenas
Formigas são os únicos insetos que possuem antenas em forma de cotovelo, com o primeiro segmento alongado e os restantes formando ângulo com o primeiro. Têm função sensitiva, por onde as formigas tateiam, sentem cheiros e se orientam.
Glândula mandibular
Produz feromônios de alarme, que sinalizam a presença de algum perigo, como um predador ou formigas de outras colônias.
Boca
Para comer, as formigas usam uma bomba de sucção na faringe. Entre ela e a boca, há a cavidade (ou filtro) infrabucal, pela qual não passa nada sólido.
Esporão
Presente no primeiro par de pernas, tem a função de limpeza das antenas


Read more...

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.