Alternativo Headline Animator

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Os medicamentos dentro do organismo

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


Durante décadas foi estudado o que é que acontece aos medicamentos após as pessoas os tomarem. Esta área de estudo - farmacocinética - analisa o que é que acontece a um medicamento dentro do nosso corpo: por exemplo, para onde é que o medicamento vai e a que velocidade, a forma como é transformado, e como é eliminado. Os estudos farmacocinéticos focam-se em quatro processos:



- Absorção
- Distribuição
- Matabolização
- Excreção


São estes quatro processos que são avaliados nos ensaios clínicos de Fase I. Os dados destes ensaios indicam aos médicos qual a quantidade de medicamento que é preciso administrar e qual a frequência dessa administração.


Absorção

Todos os medicamentos têm as suas propriedades químicas particulares que afectam a velocidade e o grau de absorção pelo nosso corpo. Alguns medicamentos são destruídos no estômago e não são absorvidos de todo, enquanto que outros não podem entrar na corrente sanguínea a partir do intestino e passam através do sistema digestivo.



Os medicamentos são classificados de acordo com as suas propriedades, por exemplo:

- lipossolúveis - dissolvem-se facilmente nos tecidos gordos (ex. vitaminas A e E, anestésicos gerais, benzodiazepinas)

- acídicos - muito semelhantes ao ambiente do estômago (ex. aspirina)



- de origem proteica - ex. insulina, interferões beta



- tamanho


Distribuição

Depois de absorvido, o medicamento espalha-se pelo corpo através dos vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos formam um sistema condutor vasto que penetra em todas as áreas do corpo. São o caminho pelo qual um medicamento vai de uma área (ex. o local de entrada) até outra área (ex. o tecido alvo - onde o medicamento exerce os seus efeitos).


Metabolização

Nem todo o medicamento que toma está disponível para o corpo utilizar. O corpo transforma ou metaboliza o medicamento em diferentes graus, dependendo do local de entrada. Por exemplo, 75-95% de alguns medicamentos administrados por via oral são destruídos no fígado antes de atingirem a circulação geral. Este é conhecido como efeito de primeira passagem. As doses destes medicamentos orais têm de ser elevadas de forma a compensar a quantidade perdida no fígado.


Excreção

Após o medicamento ter feito o seu trabalho (i.e. ter exercido os seus efeitos no tecido alvo), é retirado do corpo através de diferentes orgãos, incluindo os rins (na urina), o intestino (nas fezes), os pulmões, e através da transpiração.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.