Alternativo Headline Animator

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ferris Bueller's Day Off

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Ou simplesmente Curtindo a vida adoidado

Aperte o play e leia



Yello - Oh Yeah

Para quem teve a oportunidade de nascer nos anos 80 (Eu \o/) certamente viu este espetacular filme, até hoje é um dos mais comentados e se não, um dos mais vistos.
(Clique em leia mais...)




Toda a história do filme passa-se em Chicago. Ferris Bueller (Matthew Broderick) quer matar aula e curtir o dia com o seu melhor amigo e a sua namorada. Para isso, simula aos pais que está doente, para depois sair de casa.

Descofiado de mais uma farsa, o diretor Ed Rooney (Jeffrey Jones) sai em sua busca pela cidade de Chicago...

Enfim, eu poderia escrever muito sobre o filme aqui, mas nada se compara a vê-lo! Não sei explicar porque fez tanto sucesso, talvez por ser de 1986, parece que esta década foi mágica ou eu que estou ficando velho e a vejo assim. Será que meus pais também vêem os anos 60 e 70 assim?

Curiosidades

Curiosidades

  • A Ferrari do pai do personagem Cameron não é verdadeira, porque era muito caro alugar uma; então, a produção preparou três Ferraris falsas com corpo de fibra de vidro. O carro era um MGB modificado. A companhia que modificou foi processada pela Ferrari pelo uso indevido do logotipo.
  • O ator Charlie Sheen, até então desconhecido (no ano seguinte é que despontaria para o estrelato, ao protagonizar Platoon) aparece numa ponta, como o jovem drogado com quem Jeanie (a irmã de Ferris) conversa na delegacia, e ele ficou mais de 48 horas sem dormir para ficar com a aparência de um drogado.
  • Cindy Pickett e Lyman Ward, que interpretaram os pais de Ferris e Jeanie Bueller, realmente se casaram após o término das filmagens.
  • Numa das cenas, um cinema anuncia a exibição de Godzilla'85. Treze anos depois, Matthew Broderick, que protagonizou Curtindo a vida adoidado, viria a estrelar um filme do Godzilla.
  • O ator John Cusack foi considerado para o papel de Ferris Bueller.
  • Alan Ruck tinha 29 anos de idade quando fez o papel do adolescente Cameron. Já Mia Sara ainda tinha 17 anos quando fez Sloane, namorada de Ferris.
  • A fala de Grace (a secretária), fingindo ser Ed Rooney ao telefone, foi totalmente de improviso.
  • O filme, um símbolo dos anos 80 (e por isso aclamado pelos nostálgicos dessa década), e cujas reprises são freqüentes na Sessão da Tarde da TV Globo, tornou-se famoso pela antológica cena em que Ferris canta Twist And Shout, dos Beatles, para uma multidão (e é agraciado por ela) que presenciava uma parada alemã nas ruas de Chicago.
  • A música Twist And Shout, aliás, voltou 20 anos após seu primeiro estouro (na Beatlemania) às paradas de sucesso nas rádios dos EUA devido à sua marcante cena no filme.
  • O filme não chegou a ganhar nenhum prêmio. Matthew Broderick foi indicado ao Globo de Ouro 1987, na categoria "Melhor Ator em Comédia/Musical". Mas perdeu para Paul Hogan, por sua atuação em Crocodilo Dundie.
  • O lançamento oficial aconteceu em 11 de junho de 1986 e o filme arrecadou com bilheteria e aluguéis nos Estados Unidos mais de 70 milhões de dólares.
  • Como Cameron disse foram produzidas menos de 100 daquelas Ferraris. Elas são avaliadas em mais de 3 milhões de dólares.
  • As idades dos atores jovens do filme durante as gravações eram: Matthew Broderick (Ferris): 23 anos; Alan Ruckwas (Cameron): 29 anos; Jennifer Grey (Jeannie): 25 anos; Mia Sara (Slone): 17 anos; Charlie Sheen (garoto da delegacia): 20 anos.
  • A parada alemã onde Ferris canta as músicas "Danke Shoen" e "Twist and Shout" existe. Chama-se "German American Appreciation Day".
  • Ferris Bueller - o seriado existiu. Comédia de situação com duração de 30 minutos, era uma produção da emissora americana NBC. Durou um ano (1990/91) e não trazia no elenco ninguém do filme. O casting era: Charlie Schlatter como Ferris Bueller, Sam Freed como Bill Bueller, pai de Ferris Cristine Rose como Barbara Bueller, mãe de Ferris Richard, Riehle como Ed Rooney, diretor da escola, Jennifer Aniston (a Rachel de "Friends") como Jeannie Buller, irmã de Ferris, Ami Dolenz como Sloan, namorada de Ferris, Brandon Douglas como Cameron Frye, amigo de Ferris, Judith Kahan como Grace, secretária escolar, Jeff Maynard como Arthur Petrelli.
    O diretor John Hughes desaprovou o projeto do seriado e tentou impedir sua realização.

  • A Rede Globo exibe volta e meia o filme na Sessão da Tarde. Para nossa alegria é um dos campeões de exibições do plim plim. A dublagem, da empresa Telecine, traz na voz de Ferris Bueller o ator Nizo Neto (o Seu Pitolomeu da antiga Escolinha do Professor Raimundo).

    As curiosidades a seguir foram extraídas do site Cinema Em Cena.

  • Em um dos primeiros tratamentos do roteiro, Ferris tinha dois irmãos mais novos que ele.

  • O ator Charlie Sheen (Top Gang - Ases Muito Loucos), que faz uma ponta como o viciado em drogas que Jeanie encontra na delegacia, ficou mais de 48 horas acordado antes de sua cena ser rodada, para dar a impressão de que realmente estava drogado.

  • A garota que aparece no ônibus, durante a cena exibida ao longo dos créditos, é a atriz Polly Noonan (Arizona Dream - Um Sonho Americano). Provavelmente, ela representa um caso único de uma atriz que apareceu nos créditos finais antes de aparecer no filme propriamente dito.

  • Cindy Pickett e Lyman Ward, que interpretam os pais de Ferris, se casaram na vida real após as filmagens de Curtindo a Vida Adoidado.

  • Mia Sara (Sloane) revelou que Matthew Broderick fez cócegas nos seus pés e joelhos para fazê-la rir na cena do táxi, quando o pai de Ferris está no carro ao lado.

  • A placa do carro de Jeanie traz as letras "TBC" - referência ao filme anterior de John Hughes, The Breakfast Club (Clube dos Cinco).

  • Na parede do quarto de Ferris há um poster da música Don’t You Forget About Me, da banda Simple Minds. Esta canção faz parte da trilha sonora de Clube dos Cinco.

  • Ferris penetra no sistema de computação de sua escola e altera seu número de faltas. Em Jogos de Guerra, Matthew Broderick desempenha uma função semelhante. Como este filme foi rodado em 1983 e Curtindo a Vida Adoidado três anos mais tarde, esta ligação pode ser considerada uma referência ao seu personagem.

    Em Curtindo a Vida Adoidado, são feitas duas "premonições" quanto à carreira de Matthew Broderick:

  • Durante a seqüência da parada pública, podemos ver um cinema anunciando Godzilla ’85. Coincidentemente, o ator estrelou, em 1998, o filme Godzilla.

  • Quando vai pegar sua namorada Sloane na escola, Ferris está disfarçado com uma capa de chuva e um chapéu. Coincidentemente, esta roupa compõe o uniforme do Inspetor Bugiganga, que Broderick interpretou em 1999.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.