Alternativo Headline Animator

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Peixes robóticos podem ajudar na detecção da poluição nas águas

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

peixe



Para verificar e estudar melhor o nível de poluição em nossos mares, pesquisadores estão transformando peixes em robôs. Isso mesmo estão sendo desenvolvidos peixes robóticos totalmente independentes capazes de navegar pelos mares e programado para retornar para recargar quando suas baterias estão acabando. A responsável por esses peixes surrealistas é a empresa britânica BMT Group Limited, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Essex.

Veja no vídeo como eles são feitos para olhar como peixe e também mover-se como eles. Seus corpos contêm sensores químicos que pegam diferentes tipos de poluição e, em seguida, transmitem essa informação através de Wi-Fi para uma estação-base para serem verificadas.

Rory Doyle, cientista sênior da BMT explica:

Embora a utilização de cardumes de peixes robóticos para detecção da poluição nos portos pode aparecer algo de ficção científica, há razões muito práticas para a escolha desta forma … Ao utilizar um peixe robótico construímos usando um desenho criado por centenas de milhões de anos na evolução, que é extremamente eficientes em termos energéticos. Esta eficiência é algo que precisamos garantir para que os sensores da detecção da nossa poluição possam navegar no ambiente subaquático durante horas a fio.

O peixe vai ter sua primeira implantação na Espanha quando cinco são liberados no porto de Gijon para um projeto de três anos.

Acredito que este peixe pode ajudar em muito nos nossos estudos na detecção da poluição marítima. Mas alguém pensou em como esse peixe robótico vai se defender de ataques de outros peixes, como um tubarão vai reagir a um peixe desse tipo?

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.