Alternativo Headline Animator

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Para gostar de Milos

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


img_7418a

- Yasas!

Era o capitão Mihalis nos cumprimentando quando chegamos ao veleiro. Aliás,captain Mike, como ele próprio se entitulava: o nosso marinheiro, guia e cozinheiro nesse dia de exploração marítima de Milos.

img_7275a1

Eu já tinha encasquetado de fazer um passeio de barco ao redor da ilha desde as primeiras pesquisas e já tinha até escolhido com quem fazer, mas não gostamos do esquema quando chegamos ao cais para combinar a saída: muito grande (= muita gente) e o senhorzinho que colocaram lá para dar informações não falava uma palavra de inglês. Complicado.

Mas logo ao lado estava o Capitão Mike e o seu Panormos. Era um veleiro de 50 pés, bem conservado, que iria fazer justamente o roteiro que queríamos: percorrer a costa oeste da ilha até Kleftiko, lugar que me marcou quando o vi no Guia Grécia, na seção ‘lugares aonde só se chega de barco’.

img_7297a

Partimos no meio da manhã e, para a nossa sorte, fazia um lindo sol que prometia ficar forte. E além de tudo a companhia era boa: além do Mike e da nossa dupla, mais três casais - dois de franceses e um de ingleses. Todos muito bacanas e educados, fora que o barco tinha espaço de sobra para todo mundo conviver civilizadamente.

img_7384a1

Começamos margeando a costa interna leste, passando pelas catacumbas. Já que não as vimos por terra, pelo menos de longe pudemos dar uma espiadinha.

img_7236a

Logo em seguida vieram as vilas de pescadores que já tínhamos visitado no dia anterior. Fácil reconhecer Klima, a maior delas: parecia ainda mais linda com o sol que batia nas casinhas e deixava as portas e janelas com um colorido mais vivo.

img_7253a

img_7240a

Quando se chega nesta ponta da ilha, é fácil reconhecer os Arkoudes (ursos), esculturas de pedras que se parecem com os tais.

img_7261a

Para mim esse de baixo está mais para coelho :roll:

img_7256a

É nesse momento que o barco vira totalmente a oeste e cruza a baía da ponta onde estávamos até a outra, chamada de Cabo Vani. Nessa região havia várias minas de exploração de manganês e ferro: é possível ainda ver vestígios das estruturas de transporte para os barcos.

Milos é uma das poucas ilhas nas Cíclades que não tem o turismo como fonte de renda predominante - a maior parte ainda vem da mineração, dada a sua estrutura geológica privilegiada. Isso se deve ao passado vulcânico da ilha e o seu formato em ‘U’ já indica essa origem, sendo o centro da baía de Milos a cratera deste vulcão (como em Santorini). A atividade vulcânica aqui, no entanto, é bem menor do que na vizinha famosa.

É possível encontrar um pouco de tudo por aqui…Além dos dois já citados, há muitos outros minérios dando sopa por toda a ilha: bentonita, caulim, pedra-pomes, barita, obsidiana, perlita e enxofre, como aqui nesta encosta. Hoje apenas alguns destes são explorados e a maioria da atividade é feita pela S&B, uma multinacional grega com um tentáculo aqui no Brasil. A maioria das minas atualmente está na costa leste de Milos.

img_7301a

Um pouquinho mais de tempo velejando e chegamos à nossa primeira parada: a baía de Kalogries. Uma beleza de lugar, totalmente deserto (com exceção de algumas cabras no topo das falésias) e uma água totalmente convidativa.

img_7307a

O sol ainda não estava muito forte e pensei duas vezes antes de cair na água. Mas…você conseguiria resistir a uma água assim? :?: Eu não.

img_7292a

Se ainda tinha um pouco de Emília dormindo no meu corpo, esse restinho foi embora num segundo. Gente, tem coisa mais deliciosa do que nadar num lindo poço de cachoeira ou num mar cristalino como esse? Não tem banho de descarrego melhor :mrgreen:

Pena que o snorkeling não é nenhuma maravilha, como na maioria dos lugares em que estivemos no Mediterrâneo. Só alguns peixinhos, nada de focas-monge ou tarturugas cabeçudas, mas aí acho que também é pedir demais. De resto é tomar um solzinho para esquentar, comer umas bruschettas gregas e zarpar.

A paisagem é grandiosa, cheia de paredões brancos e aqui quem dá o ar da graça é ponto mais alto da ilha, Profeta Elias.

img_7321a

Mais um bom trecho de mar tranqüilo e chegamos a mais uma parada, Sykia.

img_7329a

Esta é uma das muitas cavernas da ilha, com a diferença que esta aqui teve o seu teto desabado. Nessa hora o Panormos já estava ancorado e seguimos num pequeno bote caverna adentro.

img_7368a

Sykia é bacaninha, mas o motivo principal da parada fica pálido perto do ponto onde o barco se aconchega. Que lugar es-pe-ta-cu-lar. As fotos falam pelo ele…

img_7336a

img_7358a1

img_7337a

img_7385a

Eu poderia falar que todo o deslumbre era culpa do ouzo que já rolava solto pelo barco, mas a verdade é que o efeito dele já passou faz tempo e eu continuo de boca aberta até agora.

Mais um pouco de navegação e chegamos a um dos principais cartões postaisde Milos: Kleftiko.

img_7432a

Fica exatamente na ponta sudoeste da ilha e a tradução é algo como ‘esconderijo de ladrões’. Não saberia dizer se é lenda ou não, mas o que nos foi contado é que este era o local de escolha de piratas. Não é difícil de acreditar, com tantas cavernas dando sopa por ali.

img_7407a

img_7409a

As formações de rocha branca são espetaculares e fazem um contraste lindíssimo com a vegetação e a água azul-turquesa.

img_7443a

img_7476a

Mais uma vez aqui pegamos o bote para explorar os cantinhos e depois…água, claro. Não tenho palavras para descrever o prazer de nadar aqui. A água refrescante, o sol batendo no corpo… você olha para cima e vê toda a paisagem, que vai mudando conforme as braçadas. Brincar de nadar pelos túneis de pedra…

img_7466a

(Ai, que vontade de estar de novo ali, naquele momento - suspiros…)

img_7483a

A essa altura já estávamos com fome, apesar dos petiscos, e o capitão Mike assumiu o papel de chef, preparando uma salada típica da ilha, com pão crocante, tomate, ervas e queijo de cabra macio. Logo em seguida serviu um suculento espaguete com frutos do mar. Nada melhor depois que um tomar um solzinho na proa, naquela molezinha gostosa.

img_7427a

Mas tudo tem um fim e precisamos rumar de volta ao porto, curtindo a luz do final da tarde na água e observando os peixes voadores.

img_7303a

Perto de Adamas estava o nosso próximo objetivo, Plaka, que parecia uma serpente branca descendo pela encosta…o pôr-do-sol prometia. Relutamos em sair do barco, ainda mais com o Mike, essa figura ultra gentil, tendo comprado loukoumades (sonhos com mel) para dividir conosco e trocar idéias…podia se ver que ele estava super contente e orgulhoso de mostrar tudo aquilo para nós, estrangeiros.

img_7515a

E adivinhem o preço de tudo isso? A bagatela de 40 euros por pessoa…

Demos tchau e seguimos os oito (a essa altura já totalmente entrosados) para o Kástro…o sol descia rápido, mas ainda conseguimos chegar a tempo, mesmo com toda a subida a pé.

img_7536a

As fotos não fazem justiça, mas posso dizer que esse foi o nosso mais bonito pôr-do-sol na Grécia. Ok, teve um em Santorini que perdeu por um nariz.

img_7541a

Eu adoro um passeio de barco, mas esse realmente superou todas as nossas expectativas e foi eleito, sem dúvidas, um dos nossos passeios top 5 de toda a viagem. Um dia perfeito, do começo ao fim.

img_7544a

1 comentários:

Anônimo,  27 de maio de 2009 às 18:33  

Sou a autora e detentora dos direitos autorais da matéria que inescrupulosamente foi publicada em seu blog sem minha autorização e, ainda pior, sem o devido crédito, ainda que autorização houvesse. A tentativa de esconder a origem e a autoria é uma evidente violação de direitos. Venho comunicar a retirada de todo o conteúdo indevidamente publicado imediatamente.

A Constituição Federal vigente, em seu artigo 5º, XVII, menciona que “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, (...)” A devida proteção legal em legislação ordinária encontra-se na Lei nº 9.610/98, mais precisamente nos seus artigos 7º, 22, 24, I, II e III, e 29, I.

http://aturistaacidental.wordpress.com/2009/03/20/velejando-em-milos/

Emília G. Fernandes
http://aturistaacidental.wordpress.com

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.