Alternativo Headline Animator

quarta-feira, 8 de abril de 2009

POR QUE A EXPLOSÃO ATÔMICA TEM FORMA DE COGUMELO?

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Para começarmos devemos ressaltar que a nuvem em forma de cogumelo não é uma característica somente de bombas atômicas, as bombas químicas também provocam o mesmo efeito dependendo da quantidade de energia que a explosão proporciona. Porém, o que acontece para que tenha essa forma?
A explosão causada pela bomba, ou uma combustão um pouco mais energética, gera uma quantidade de energia muito grande em pouco tempo e espaço, liberando calor e ondas de choque. Essa energia aquece o ar em sua volta, resultando numa enorme bola de fogo que sobe rapidamente. Durante essa subida gera-se uma forte corrente de ar ascendente (para cima) e suga todo o material pulverizado pela explosão. O resultado disso seria o talo do “cogumelo”.
Agora o “chapéu do cogumelo” é formado porque a bola de fogo vai subindo até chegar a sua altura máxima, mas essa altura vai depender da energia liberada pela explosão (quando maior a energia, maior será sua altura). Ao atingir sua altura máxima ela não tem mais energia suficiente para continuar subindo e se expandi horizontalmente, ou seja, começa a crescer para os lados.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.