Alternativo Headline Animator

quarta-feira, 18 de março de 2009

Biólogo descobre cogumelos luminosos na Amazônia

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

O cogumelo apresenta uma luz verde, parecida com o brilho natural dos vaga-lumes

O cogumelo apresenta uma luz verde, parecida com o brilho natural dos vaga-lumes
18 de março de 2009
Divulgação


O biólogo Ricardo Braga-Neto, com a ajuda do pesquisador Dennis Desjardin, descobriu durante uma expedição à Amazônia que um pequeno cogumelo na mata, conhecido como Mycena lacrimans, apresenta uma fraca luz verde, parecida com o brilho natural dos vaga-lumes que destaca o fungo na floresta.

Esta é a primeira espécie de fungo encontrada na Amazônia que tem o cogumelo bioluminescente, entre as 64 já classificadas no mundo. A espécie já é conhecida, mas até então ninguém havia percebido nela o fenômeno da bioluminescência - mecanismo que permite a seres vivos emitirem luz.

Convencido de que a floresta pode guardar muitas outras surpresas, o pesquisador procura o auxílio de outros cientistas para aprofundar as pesquisas sobre fungos na Amazônia.

Os cientistas já têm algumas informações sobre o mecanismo que gera a luz emitida pelos fungos, mas ainda não se sabe para que ela serve. "Alguns estudos mostram que isso atrai insetos. Outra hipótese é que essa luz seja usada para afastar bichos que comem fungos. Mas há também a idéia de que a luz serve para atrair predadores dos bichos que comem fungos", conta.

Apesar de ser semelhante à luz emitida pelos vaga-lumes, o pesquisador adverte que o mecanismo é bem diferente. A luz dos fungos é contínua, emitida inclusive durante o dia, e está ligada ao processo da decomposição da lignina, substância presente na madeira.

Ver o cogumelo exibindo sua bioluminescência não é a tarefa mais fácil. "Uma boa estratégia para tentar achá-los é visitar a floresta em noite de lua nova, mas como geralmente se caminha na mata com lanternas acesas, é necessário ficar parado com a lanterna desligada por vários minutos olhando para chão, até que os olhos se acostumem com a escuridão e a luz dos fungos comece a ser reconhecida", instrui o biólogo no blog de pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.