Alternativo Headline Animator

terça-feira, 24 de março de 2009

Estudo desafia ligação entre El Niño e aquecimento global

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

pesquisa que prova que o El Niño de 1918 foi muito mais intenso do que se pensava contesta a noção de que a mudança climática está intensificando esse fenômeno natural, disse um cientista dos EUA na terça-feira. O El Niño provoca regularmente um caos climático global, causando inundações em alguns lugares e secas em outros. No século 20, o fenômeno teve suas conseqüências mais graves nas temporadas de 1982/83 e 1997/98.

Mas Ben Giese, da Universidade A&M, do Texas, disse que complexos modelos informatizados demonstraram que o El Niño de 1918 foi quase tão intenso quanto, e ocorreu muito antes do aquecimento global causado pela queima de combustíveis fósseis e pela derrubada de florestas.

O resultado da pesquisa é valioso por várias razões, disse Giese à Reuters falando de Perth, Austrália, onde irá apresentar o estudo em uma conferência climática. "Ela questiona a noção de que o El Niño tem ficado mais forte por causa do aquecimento global", afirmou o cientista.

O El Niño de 1918 também coincidiu com uma das piores secas do século 20 na Índia. "Sabemos que O El Niño e a seca na Índia costumam estar mutuamente relacionados", disse Giese.

O El Niño é resultado de um aquecimento anormal nas águas superficiais da costa sul-americana do Pacífico, o que faz com que as chuvas habituais no oeste do oceano se desloquem mais a leste. Isso gera secas em partes da Austrália, Sudeste Asiático e Índia, além de inundações no Chile e no Peru, invernos mais frios e úmidos no sul dos EUA e menos furacões no Atlântico.

As secas de 1982/83 e 1997/98 na Austrália estão entre as piores já registradas no país. Mas o leste da ilha-continente já havia enfrentado uma forte estiagem entre 1918 e 20.

Giese disse que sua equipe foi pioneira em aplicar sobre um complexo modelo oceânico os resultados de um modelo atmosférico do governo dos EUA. O resultado foi uma simulação das temperaturas do mar, das correntes e de outras medições entre 1908 e 58.

Para 1918, a simulação produziu um aquecimento anormal da superfície marinha no Pacífico central, e um aquecimento menos intenso na costa sul-americana. Houve pouquíssimas medições reais do Pacífico tropical durante 1918, último ano da Primeira Guerra Mundial. Medições feitas por navios ao longo da costa sul-americana sugeriram que aquele El Niño fora fraco.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.