Nintendo Wii
Os controles do Xbox, do PlayStation 2 e do GameCube são quase idênticos. Precisam ser acionados com as duas mãos; os polegares controlam a ação no jogo com botões, D-pads e joystics; cabe aos indicadores apertar gatilhos que disparam armas e executam outras funções. Os controles para os próximos consoles Xbox 360 e PlayStation 3 parecem oferecer o mesmo. Por que os controles são tão parecidos? Será que eles foram tão aperfeiçoados que não dá mais para melhorar nada? Foi o que houve, por exemplo, com o volante dos carros. Todos os carros têm volantes há quase um século. A Nintendo achou que não, e seus projetistas bolaram algo completamente diferente - tão fora do comum que no começo pode parecer um pouco ridículo. Ele lembra o controle remoto de uma TV e não tem joystick. Mas as avaliações têm sido boas e, na verdade, ele faz sentido assim que se entendem os princípios do projeto. O importante neste controle muito diferente está no seu interior. Giroscópios para ajuda O surpreendente é que dessa maneira se cria uma interface de usuário precisa e natural. Nesse primeiro estágio, a Nintendo tem muitos demos (demonstrativos de programas com algumas funções desativadas) que permitem às pessoas experimentar o novo controle. Num demo o jogador atira em um objeto na tela - basta apontar o controle para o alvo e disparar. É completamente natural. Outro demo simula um vôo de avião. Para pilotá-lo é só mover o controlador na direção que se quer que o avião tome - e o avião se move na tela. É fácil fazer curvas fechadas, movimentar-se em alta velocidade e fazer giros. Em outros demos o controle atua como um cabo. Ele manipula uma vara de pesca, uma baqueta de bateria ou um mata-moscas na tela. Há ao menos quatro vantagens nesse método: Na próxima seção discutiremos algumas variações desse controle, veremos o que há por dentro do console e descobriremos os avanços do Wii sobre o GameCube.A interface do Wii
O importante na interface do novo jogo da Nintendo está dentro do controle. Em vez de usar um joystick para controlar o jogo, o próprio controle é movido. O controle tem acelerômetros feitos com dispositivos de estado sólido e giroscópios que lhe permitem perceber:
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