Alternativo Headline Animator

quinta-feira, 26 de março de 2009

Guia de como acessar Computadores Remotamente

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Programa, o que você irá aprender:pc remoto

  • Conexão remota usando LogMein
  • Instalação nos computadores remotos
LogMeIn: computador teleguiado

Você está no meio de um dia de trabalho quando se dá conta de que esqueceu de trazer as fotos digitais da viagem do fim de semana que havia prometido imprimir na hora do almoço. Ou, então, o contrário: acabou de chegar do trabalho e se lembra que não enviou o e-mail com o relatório que o chefe queria receber até o fim do dia. O que fazer? Dar uma corrida em casa, no primeiro exemplo, ou voltar para a empresa, no segundo, é a resposa “low-tech”. Como leitor do WNews, você precisa de uma solução mais avançada - é hora de conhecer o serviço LogMeIn.


A proposta da ferramenta é permitir o acesso remoto a qualquer computador que esteja permanentemente conectado à Internet e tenha sido deixado ligado. Mesmo que você não costume deixar o micro de casa ligado 24 horas, é sempre mais fácil telefonar para alguém que possa ir até ele e apertar o botão liga/desliga, mesmo sem entenderabsolutamente nada do funcionamento da máquina, do que ter que ensinar, por telefone, o seu avô a enviar e-mails.

O conceito do LogMeIn não é novo - anos atrás, experimentamos o GoToMyPC, um serviço bastante semelhante, exceto pelo modelo de cobrança. Enquanto o GoToMyPC oferece uma demonstração gratuita por 30 dias, o LogMeIn tem uma versão paga, o LogMeIn Pro, que custa até US$ 12,95 por mês e também pode ser testada gratuitamente por um período limitado, e uma totalmente e permanentemente grátis, o LogMeIn Free. Foi nesta que baseamos este tutorial. Ou seja ele é também é grátis.


Instalação nos computadores remotos

O primeiro passo para usar o LogMeIn é se cadastrar no site do serviço. O segundo, instalar um pequeno programa no(s) computador(es) que deverá(ão) ser controlado(s) pela Internet. Isso é feito pela opção “Add Computer” (adicionar computador) da área “My Computers” (meus computadores) do site. Se você optar por experimentar o LogMeIn Pro pelo período de testes, escolha a alternativa “I want to try…” (Figura 1).

IPB Image

Figura 1

A tela seguinte (Figura 2) o guiará no processo de download do software, que “pesa” aproximadamente 4 MB e é baixado rapidamente. Você deverá escolher a opção “Run” (executar) quando o Windows perguntar o que deseja fazer com o arquivo e seguir o processo tradicional de instalação de qualquer programa. No final, uma caixa no canto da tela confirmará que o LogMeIn está ativo e online (Figura 3).

IPB Image

Figura 2

IPB Image

Figura 3

Com a instalação concluída, você retornará para o site do serviço, que exibirá uma mensagem que diz que o computador foi adicionado com sucesso (Figura 4) e fornecerá um link para baixar o guia do programa em formato PDF e um botão para passar à tela “Meus Computadores”. Lá, a máquina que você acabou de configurar estará listada junto com qualquer outra que tenha sido adicionada previamente, com um ícone de “online” ao lado (Figura 5). O trabalho neste computador está concluído!

IPB Image

Figura 4

IPB Image

Enquanto isso, do outro lado da rede…

Embora você até possa continuar o passo-a-passo no mesmo computador para testar o programa, isso não terá qualquer utilidade prática. A idéia, agora, é que o primeiro micro fique ligado (e conectado) para que possamos acessá-lo de qualquer outro computador que também esteja na Internet. Até micros de mão com sistema PocketPC podem fazê-lo, mas não chegamos a testar esse recurso.


Do outro computador, basta acessar o site do serviço, fazer o login com o nome deusuário e senha cadastrados anteriormente e, naquela mesma área “Meus Computadores”, clicar sobre o ícone do micro que você deseja pilotar por controle remoto.

Uma janela de status indicará que a conexão está sendo iniciada (Figura 6) e logo você verá uma tela azul que pede a senha de acesso do Windows daquele micro(Figura 7). Repare que, com isso, é possível ter vários PCs cadastrados no LogMeIn sem que qualquer um possa ter acesso a todos eles, já que cada um pode ter sua própria senha.

IPB Image

Figura 6

IPB Image

Figura 7
Depois de conectado, o serviço exibirá uma tela com as diversas opções do programa, que variam de acordo com a versão. Enquanto você estiver testando o LogMeIn Pro, mais recursos estarão disponíveis, mas após o término do período de demonstração, ficaremos restritos às opções Controle Remoto, Preferências e Ajuda (Figura 8). Não se preocupe - é mais que suficiente para quase tudo.

IPB Image

Figura 8

Ao clicarmos em “Controle Remoto”, uma nova tela de conexão aparecerá, mostrando em qual das cinco etapas do processo estamos (Figura 9). Em questão de segundos o serviço estará conectado e veremos, dentro da janela do navegador, uma versão reduzida da tela do computador remoto, exibindo qualquer programa que tenha ficado aberto naquela máquina (Figura 10).

IPB Image

Figura 9

IPB Image

Figura 10

Computador ou boneco vodu?

No momento em que você se conectar pelo “Controle Remoto”, o micro teleguiado mostrará uma pequena janela avisando um eventual usuário local de que está sendo pilotado remotamente (Figura 11). Dependendo do que estiver selecionado naquele link de preferências, o usuário local pode ter a opção de aceitar ou não a conexão, assim como o piloto remoto pode ter ou não preferência, podendo até desativar o monitor local para que não seja possível acompanhar suas ações no micro.

IPB Image

Na janela do controle remoto, uma barra de ferramentas permite, entre outras coisas, ajustar a resolução da tela do outro computador, a profundidade de cores e o nível de zoom, bem como acionar o modo de tela cheia (Full Screen) ou enviar um comando equivalente a pressionar as teclas CTRL+ALT+DEL no computador remoto, já que se você apertar essa combinação no teclado, valerá para o micro local (Figura 12).

IPB Image

Figura 12

A melhor maneira de usar o controle remoto é ativar o modo Full Screen e configurar a resolução do micro remoto para uma igual ou menor que a do computador de onde você o está controlando, para que a imagem não precise ser reduzida. No caso das cores, o serviço normalmente reduzirá sua quantidade para economizar banda de transmissão - a não ser que você esteja trabalhando com fotos, isso é perfeitamente aceitável.

Como já deve ter dado para notar, tudo o que você fizer nessa janela estará sendo executado no micro remoto, e não no que está na sua frente. A velocidade não é a melhor do mundo, o que exige alguma paciência - principalmente na hora de arrastar qualquer coisa na tela - mas é suficiente para fazer muita coisa.

Na versão Pro do LogMeIn temos acesso a um gerenciador de arquivos que permite copiar coisas entre o micro remoto e o local. Na falta desse recurso na versão gratuita, pode-se dar um jeitinho enviado os documentos de um para o outro por e-mail ou coisa parecida. Para passar trechos de textos e imagens, é mais fácil ainda: basta copiá-los (CTRL+C) num micro e os colar (CTRL+V) no outro, já que a “área de transferência” é compartilhada.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.