Alternativo Headline Animator

quinta-feira, 12 de março de 2009

Apache: Instalando o PhPBB

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Com o servidor Apache no ar, o MySQL instalado e o suporte a PHP ativo, você tem pronta a estrutura necessária para instalar os diversos scripts de fórum, chat, gestores de conteúdo e outros. A maioria destes scripts é simples de instalar, você precisa apenas criar uma base de dados no MySQL ou Postgre, copiar os arquivos para uma pasta dentro do servidor web e editar um arquivo (ou acessar uma página de configuração através do navegador) para incluir as informações sobre o servidor (base de dados a ser usada, login e senha, etc.) e concluir a configuração.

Note que, embora o Apache e o MySQL sejam bastante seguros, nada garante que os scripts desenvolvidos por terceiros também serão. De nada adianta ter um servidor web extremamente seguro, se o script de gerenciamento de conteúdo que você instalou tem um buffer overflow no campo de login que permite executar comandos arbitrários, obter a senha do servidor MySQL (que o script usa para fazer seu trabalho) ou fazer alterações no conteúdo do site.

O ponto fraco na segurança de qualquer site ou fórum é quase sempre a segurança do script usado. Não escolha qual usar pensando apenas na facilidade de uso. Investigue o histórico de segurança e, uma vez escolhido qual usar, fique de olho nas atualizações de segurança.

O phpBB é um sistema de fórum bastante usado, que conta com um bom conjunto de recursos e um bom histórico de segurança. Ele é ideal para fóruns de pequeno e médio porte mas também atende bem a fóruns com um milhão de mensagens ou mais, graças ao bom desempenho em conjunto com o MySQL. Ele pode ser também usado em servidores Windows com o MS SQL ou mesmo com o Access, mas esta última opção não é muito recomendável.

O phpBB tem código aberto e é gratuito, você pode baixá-lo no:
http://www.phpbb.com/downloads/

Comece baixando o pacote principal. Enquanto escrevo, ele está na versão 3.0.1 e o arquivo é o “phpBB-3.0.1.tar.bz2“.

Para instalar, salve-o dentro do diretório raiz do site (”/var/www” ou “/var/www/html” se você não está usando virtual hosts), descompacte o arquivo e renomeie a pasta criada para o diretório onde o fórum deve ficar acessível. No meu caso, estou instalando-o na pasta “forum/”. Delete o arquivo original, pois não vamos mais precisar dele:

# cd /var/www
# tar -jxvf phpBB-3.0.1.tar.bz2
# mv phpBB3/ forum
# rm -f phpBB-3.0.1.tar.bz2

Aproveite para instalar também o suporte à internacionalização. O phpBB já foi traduzido para vários idiomas, incluindo português do Brasil e os pacotes estão disponíveis no http://www.phpbb.com/languages/.

Comece baixando o arquivo “lang_pt.tar.gz” (que contém a tradução propriamente dita) e descompacte-o dentro da pasta “/var/www/forum/language“. Baixe, em seguida, os arquivos “subsilver2_pt.tar.gz” e “prosilver_pt_br.tar.gz” (que contém botões e ícones com o texto de legenda traduzido para os dois temas usados pelo phpBB3) e descompacte-os na pasta “/var/www/forum/styles“

Veja que tudo isso pode ser feito via ftp ou sftp, mesmo que você não tenha acesso via shell no servidor. Tudo o que é preciso fazer é copiar os arquivos para as pastas apropriadas. Esse sistema de instalação foi desenvolvido, justamente, pensando em quem utiliza planos de hospedagem em servidores compartilhados.

Depois de copiar os arquivos, acesse a página “/forum/install/index.php” dentro da árvore do seu site. O acesso pode ser feito tanto localmente (http://127.0.0.1/forum/install/index.php) quanto via web. Esta é a página usada para concluir a instalação. É importante que você acesse a página assim que os arquivos forem copiados, pois ela fica acessível para qualquer um.

Acessando a opção “Instalar > Ir para o próximo passo”, o instalador realiza um teste rápido para verificar se o servidor atende aos requisitos de instalação. Em caso de erros nessa etapa, verifique se todos os pacotes foram instalados sem erros, se o servidor MySQL está ativo e se você não esqueceu de reiniciar o Apache depois de ter instalado o suporte a PHP.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Alternativo

Photobucket

Amor Eterno

Eu e Meu AMor


My blog is worth $152.000.
How much is your blog worth?

  ©Template by Dicas Blogger.